Governo vai ter novos apoios em breve

LEFE | Blog

2023-02-27

Categoria

Fundos Ambientais

Segundo o jornal de notícias, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, anunciou esta sexta-feira ( 24 de fevereiro 2023 ) que será aberto em breve um novo aviso do programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis, com verbas adicionais ao Plano de Recuperação e Resiliência.

Criado para apoiar o investimento das famílias em janelas eficientes, painéis solares, isolamento térmico, bombas de calor, entre outros projetos e equipamentos que promovam a eficiência energética nas habitações, este programa tem as suas candidaturas encerradas desde maio de 2022, "com uma dotação global de 135 milhões de euros, decorrente dos vários reforços que foram efetuados ao longo da execução do mesmo", pode ler-se no site do Fundo Ambiental.

 

De acordo com os dados do Relatório da Fase II do Programa Edifícios Mais Sustentáveis 2021/2022, publicado recentemente no site do Fundo Ambiental, foram pagas 70.344 candidaturas, correspondentes a um valor executado de 122,6 milhões de euros, o que equivale a 91% da dotação do programa. Em média, o valor pago por cada candidatura foi de 1.743 euros, para uma poupança anual estimada em termos de eficiência energética de 37,8 milhões de euros. Mais de 10 milhões de m2 do parque habitacional português foram intervencionados.

Agora, quem fez entretanto obras de eficiência energética em casa e quer receber a devida comparticipação por parte do Governo (até 85% do valor gasto) terá de esperar pela abertura de um novo aviso, que segundo Duarte Cordeiro surgirá na sequência da redistribuição das verbas do RePowerEU, que Portugal está a aguardar. "Assim que estiver confirmado, será lançado um novo aviso", disse o ministro.

 

Prepare já a sua candidatura e obtenha o seu orçamento GRATUITO!

 

QUERO O MEU ORÇAMENTO AGORA! 

Partilhar
m.me/1788096614807111